A MISSÃO E OS DESAFIOS DA CONTEXTUALIZAÇÃO CULTURAL
ESTUDO DE CASO DA PRIMEIRA IGREJA BAPTISTA DO HUAMBO
Resumo
O presente artigo analisa os desafios para a missão da Igreja no contexto cultural angolano, tendo como estudo de caso a Primeira Igreja Baptista do Huambo. Diante da influência de elementos estrangeiros nos cultos e novas práticas eclesiásticas, questiona-se como a Igreja pode ser fiel ao cumprimento de sua missão sem romper com os valores e expressões culturais do povo. Por meio de pesquisa de campo, com entrevistas e inquéritos aplicados a membros e líderes, o estudo revelou percepções sobre a perda de identidade cultural e a necessidade de práticas missionárias com uma abordagem mais
contextualizada. Diante disso, o trabalho propõe caminhos para o resgate de uma prática missionária que valorize os elementos culturais angolanos, sem comprometer a fidelidade a essência do ensino da Palavra de Deus, promovendo assim uma prática missionária bíblica, contextualizada, relevante e eficaz.
Referências
BÍBLIA SAGRADA. Tradução de João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.
LIDÓRIO, Ronaldo. Missão Integral: Por que fazemos missões? São Paulo: Ultimato, 2011.
LIDÓRIO, Ronaldo. Teologia e Prática Missionária. Belo Horizonte: Betânia, 2017.
NASCIMENTO, Analzira. Evangelização ou Colonização: o risco de fazer missão sem se importar com o outro. Viçosa: Ultimato, 2015.
PADILLA, C. René. Missão Integral: O reino de Deus e a igreja. São Paulo: Editora Ultimato, 2013.
SOUSA, Misael Batista de. Missão Integral: A prática da Igreja como agência do Reino. São Paulo: Fonte Editorial, 2007.
WRIGHT, Christopher J. H. A Missão do Povo de Deus. Viçosa: Ultimato, 2012.
INQUÉRITOS aplicados aos membros da Primeira Igreja Baptista do Huambo, entre março e maio de 2025. Dados inéditos coletados pela autora.
ENTREVISTAS com líderes da igreja, identificados por códigos Ev.1 a Ev.5, realizadas entre abril e junho de 2025, Huambo – Angola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariete da Conceição Chissingui Pena dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
