VOCAÇÃO E MISSÃO COMO PROPÓSITO DE VIDA EM OPOSIÇÃO AO PARADIGMA DOMINANTE NAS IGREJAS BRASILEIRAS

Autores

  • Analzira Pereira do Nascimento

Palavras-chave:

Vocação, Missão, Propósito, Sentido de Vida, Carreira

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar a influência dos movimentos históricos na construção da perspectiva dominante nas igrejas brasileiras sobre vocação e missão. Procura-se apresentar possíveis influências para o paradigma dominante da concepção de vocação, demonstrando que todo filho de Deus é chamado para viver um estilo de vida que glorifique a Deus onde está, com o que é, e, também, com o que faz. Deseja-se que a igreja brasileira reflita sobre o papel libertador quando se entende que é possível participar da Missão de Deus para este mundo, mesmo não estando envolvida diretamente numa atividade religiosa.

Biografia do Autor

Analzira Pereira do Nascimento

Doutora e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, graduada em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, enfermeira, e missionária pela Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira, tendo servido em Angola 17 anos durante a guerra civil. Professora de Missiologia na Faculdade Teológica Batista de São Paulo e no Seminário Teológico Baptista do Huambo em Angola, é autora de um dos best-sellers da editora Ultimato, o livro “Evangelização ou Colonização? – o risco de fazer missão sem se importar com o outro”. Analzira Nascimento teve sua biografia publicada no livro “África: amor e dor – Uma mulher responde a Castro Alves”, pela editora Vida Nova. Palestrante em Missiologia, discorre principalmente nos seguintes temas: missão e alteridade, interculturalidade, formação e capacitação missionária, juventude com propósito e vocação.

Referências

ALVES, Rubem. Sobre política e jardinagem. Folha de São Paulo, fragmento, 19 de maio de 2000.

BOSCH, David J. Missão Transformadora: mudanças de paradigma na teologia da missão. São Leopoldo: Sinodal, 2009.

DE BONI, Luis Alberto. Escritos Seletos de Martinho Lutero, Tomás Müntzer e João Calvino. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

GOHEEN, Michael W. A Missão da igreja hoje: a Bíblia, a história e as questões contemporâneas. Viçosa: Ultimato, 2019.

HANSEN, Collin; LEEMAN, Jonathan. Igreja é essencial: redescobrindo a importância do corpo de Cristo. São José dos Campos: Fiel, 2021.

KIVITZ, Ed Rene. Para quem deseja independência para fazer o que gosta. Informativo Vigiai. Ano III – Número 12, 2014.

MILLER, Darrow. Vocação: escreva a sua assinatura no Universo. Curitiba: Publicações Transforma, 2012.

ORTBERG, John. EU, sendo quem eu quero ser. São Paulo: Editora Vida, 2011.

VANHOOZER, Kevin J. Discipulado para a glória de Deus: um guia pastoral para fazer discípulos por meio da Escritura e doutrina. São Paulo: Vida Nova, 2022.

WRIGHT, Christopher J.H. A Missão do Povo de Deus. São Paulo: Vida Nova: Instituto Betel Brasileiro, 2012.

Os Desafios da Vocação e as Tendências Globais da Missio Dei

Downloads

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Artigos