REFLETINDO SOBRE PRÁTICAS MISSIONÁRIAS EM ANGOLA
EM BUSCA DE UM MODELO MISSIONAL CONTEXTUALIZADO
Resumo
O presente artigo procura refletir sobre a prática missionária das igrejas da Convenção Batista de Angola, a fim de dar respostas contextualizadas às situações vividas neste país. Considerando o ambiente cultural angolano marcado pela vulnerabilidade social, divisões e medo, o ensino da Igreja Missional vem apontar para a necessidade das igrejas locais viverem como comunidades alternativas e contraculturais, em oposição aos valores incompatíveis com o Reino de Deus que ainda imperam na sociedade. O conceito da Igreja Missional ainda é algo novo para a maioria das Igrejas da Convenção Baptista de Angola. Quando esta denominação foi criada, as potências europeias estavam se movendo em direção ao Sul Global com o intuito de colonizar, civilizar e cristianizar. Ao longo deste tempo, a igreja ajustou-se ao paradigma iluminista e tem vindo a reproduzir tal modelo com destaque no expansionismo conversionista. Tais modelos não respondem mais às demandas
atuais do país. Como consequência, a igreja continua a responder perguntas que já não estão sendo feitas. Por essa razão a igreja precisa compreender a importância de ser missional, rever o seu papel dentro da Missio Dei para que sua mensagem seja relevante para o povo angolano sem comprometer a fidelidade às Escrituras.
Referências
ALTUNA, Raul Ruiz de Asúa. Cultura tradicional Banto. 2ª ed. Secretariado Arquidiocesano de Pastoral: Luanda, 1985.
BOSCH, David J. Missão Transformadora: Mudanças de Paradigma na Teologia da Missão. São Leopoldo: Sinodal, 2002.
CAPPELLETTI, Paulo. Encontro das Teologias Latino-americanas: Teologia da Libertação e Teologia da Missão Integral. São Paulo, descoberta, 2019.
CHAVES, Mateus Justino. O Papel Reconciliador da Igreja no pós-guerra civil em Angola. Anápolis: Transcultural, 2008
GOHEEN, Michael W. A igreja Missional na Bíblia: Luz para as nações. São Paulo: Vida Nova, 2014.
GOHEEN, Michael W. A Missão da Igreja Hoje. Viçosa: Ultimato, 2021.
HIEBERT, Paul G. O Evangelho e a diversidade das Culturas: Um guia de antropologia missionária. São Paulo: Nova Vida, 1999.
IMBAMBA, José Manuel. Uma nova cultura para mulheres e homens novos. Luanda: Edições Paulinas, 2010.
KELLER, Timothy. Igreja Centrada. São Paulo: Nova Vida, 2014.
MUENGANDALA, Agostinho Matias. A Igreja Angolana e a Justiça Social: Reflexões a partir do sermão do monte e da teologia bíblica. Joinville/SC: Mete Books, 2023.
NASCIMENTO, Analzira Pereira. Crise e Esperança: A praxis pastoral da igreja Batista na guerra de Angola 1985-2002. São Bernardo de Campo: Dissertação (mestrado) Universidade Metodista, 2005
NASCIMENTO, Analzira Pereira. Evangelização ou Colonização: o risco de fazer missão sem se importar com o outro. Viçosa: Editora Ultimato, 2015.
NASCIMENTO, Analzira Pereira. Teologia da Missão II: Exposição do segundo módulo da Teologia da Missão II, feita no curso de Mestrado em missiologia, no Seminário Teológico Baptista da CBA no Huambo. Junho de 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felgas Teófilo Lucas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
