REFLETINDO SOBRE PRÁTICAS MISSIONÁRIAS EM ANGOLA

EM BUSCA DE UM MODELO MISSIONAL CONTEXTUALIZADO

Autores/as

Resumen

O presente artigo procura refletir sobre a prática missionária das igrejas da Convenção Batista de Angola, a fim de dar respostas contextualizadas às situações vividas neste país. Considerando o ambiente cultural angolano marcado pela vulnerabilidade social, divisões e medo, o ensino da Igreja Missional vem apontar para a necessidade das igrejas locais viverem como comunidades alternativas e contraculturais, em oposição aos valores incompatíveis com o Reino de Deus que ainda imperam na sociedade. O conceito da Igreja Missional ainda é algo novo para a maioria das Igrejas da Convenção Baptista de Angola. Quando esta denominação foi criada, as potências europeias estavam se movendo em direção ao Sul Global com o intuito de colonizar, civilizar e cristianizar. Ao longo deste tempo, a igreja ajustou-se ao paradigma iluminista e tem vindo a reproduzir tal modelo com destaque no expansionismo conversionista. Tais modelos não respondem mais às demandas
atuais do país. Como consequência, a igreja continua a responder perguntas que já não estão sendo feitas. Por essa razão a igreja precisa compreender a importância de ser missional, rever o seu papel dentro da Missio Dei para que sua mensagem seja relevante para o povo angolano sem comprometer a fidelidade às Escrituras.

Biografía del autor/a

Felgas Teófilo Lucas, Seminário Teológico Baptista do Huambo

Mestre em Missiologia pelo Programa de Pós-Graduação do Seminário Teológico da
Convenção Baptista de Angola; Tem Licenciatura em filosofia pelo Instituto superior de Ciências
de Educação do Uige, Licenciatura em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Huambo.
ORCID 0000-0002-3688-7980

Citas

ALTUNA, Raul Ruiz de Asúa. Cultura tradicional Banto. 2ª ed. Secretariado Arquidiocesano de Pastoral: Luanda, 1985.

BOSCH, David J. Missão Transformadora: Mudanças de Paradigma na Teologia da Missão. São Leopoldo: Sinodal, 2002.

CAPPELLETTI, Paulo. Encontro das Teologias Latino-americanas: Teologia da Libertação e Teologia da Missão Integral. São Paulo, descoberta, 2019.

CHAVES, Mateus Justino. O Papel Reconciliador da Igreja no pós-guerra civil em Angola. Anápolis: Transcultural, 2008

GOHEEN, Michael W. A igreja Missional na Bíblia: Luz para as nações. São Paulo: Vida Nova, 2014.

GOHEEN, Michael W. A Missão da Igreja Hoje. Viçosa: Ultimato, 2021.

HIEBERT, Paul G. O Evangelho e a diversidade das Culturas: Um guia de antropologia missionária. São Paulo: Nova Vida, 1999.

IMBAMBA, José Manuel. Uma nova cultura para mulheres e homens novos. Luanda: Edições Paulinas, 2010.

KELLER, Timothy. Igreja Centrada. São Paulo: Nova Vida, 2014.

MUENGANDALA, Agostinho Matias. A Igreja Angolana e a Justiça Social: Reflexões a partir do sermão do monte e da teologia bíblica. Joinville/SC: Mete Books, 2023.

NASCIMENTO, Analzira Pereira. Crise e Esperança: A praxis pastoral da igreja Batista na guerra de Angola 1985-2002. São Bernardo de Campo: Dissertação (mestrado) Universidade Metodista, 2005

NASCIMENTO, Analzira Pereira. Evangelização ou Colonização: o risco de fazer missão sem se importar com o outro. Viçosa: Editora Ultimato, 2015.

NASCIMENTO, Analzira Pereira. Teologia da Missão II: Exposição do segundo módulo da Teologia da Missão II, feita no curso de Mestrado em missiologia, no Seminário Teológico Baptista da CBA no Huambo. Junho de 2023.

Publicado

2025-11-26