CIBERCULTURA
A NOVA FRONTEIRA DA MISSÃO DA IGREJA
Palabras clave:
Missão da Igreja, Cibercultura, Comunicação, Tecnologia, InternetResumen
O artigo “Cibercultura: A nova fronteira da missão da Igreja” analisa de que maneira a igreja cristã pode se adaptar e atuar no contexto da cibercultura, entendida como uma nova realidade social permeada pela tecnologia e comunicação digital. A proposta é refletir como a igreja pode fazer uso das redes sociais de maneira intencional e simultaneamente permanecer alinhada à sua vocação de comunicar o Evangelho sempre a serviço da Missio Dei — a missão de Deus. A pesquisa pondera a respeito de uma neutralidade do meio digital, e aborda os desafios e oportunidades para que a igreja transcenda a simples divulgação institucional, direcionando sua presença digital para promover a mensagem cristã em um espaço que é, cada vez mais, um campo missionário virtual. O artigo aborda conceitos do filósofo Pierre Lévy, que define o ciberespaço como um ambiente de potencialidades. Além de ter como base outro teórico referencial, o teólogo David Bosch, que trabalha o conceito da Missio Dei e a temática sobre mudanças de paradigma na Teologia da Missão.
Citas
BOSCH, David J. Missão Transformadora: Mudanças de paradigmas na Teologia da Missão. Editora Sinodal: 1998;
GOHEEN, Michael. A missão da Igreja hoje: a Bíblia, a história e as questões contemporâneas. 1. ed. São Paulo: Editora Vida Nova, 2014.
KELLER, Timothy. Pregação: comunicando a fé na era do ceticismo. São Paulo: Vida Nova, 2017.
KEMP, Simon. Relatório de Visão Geral Global Digital 2024 – publicado em parceria com a Meltwater e We Are Social. Disponível em https://datareportal.com/reports/digital-2024-global-overview-report. Acesso em: 05 set. 2024.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34,1999;
LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34,1996;
VANHOOZER, Kevin J. O pastor como teólogo público. São Paulo: Vida Nova, 2016.
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- 2025-03-14 (2)
- 2025-03-14 (1)
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Derechos de autor 2025 Leonardo Rodrigues

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