EDUCAÇÃO E VOCAÇÃO: UMA MISSÃO A SER PARTILHADA

Autores/as

  • Renata Trivelato Felício Cenedesi
  • Denise Afonso Sabino Santos

Palabras clave:

Educação, Vocação, Formação, Educador, Igreja

Resumen

Neste artigo pretendemos flexionar sobre a educação e vocação estabelecendo um diálogo desta relação com o que identificamos ser também uma prática missionária evidenciada no preparo, capacitação, chamado e apropriação do conhecimento, para o desenvolvimento de indivíduos plenos e propagação do evangelho. Esta reflexão incidirá na perspectiva de, assim como Cristo, nós, Sua Igreja, efetivarmos propostas e alternativas para uma dinâmica pedagógica de formação de vocacionados no campo da sociedade atual e suas demandas, como também para os campos.

Biografía del autor/a

Renata Trivelato Felício Cenedesi

Mestre em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta de Portugal. Especialista em Neurociência da Educação pela Faculdade Metropolitana. Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações e MBA Executivo em Desenvolvimento de Pessoas pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pedagoga e Psicopedagoga pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Denise Afonso Sabino Santos

Mestranda em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta de Portugal. Especialista em Gestão de Centro Educativos pela Université Gaston Berger - Saint Louis no Senegal e certificada em Competências Digitais para Educadores pela Universidade de Jyväskylä – Finlândia. Licenciada em Ciências da Educação pela Université Catholique de Bourgogne, Dijon, França.

Citas

ALMEIDA, F. J. O Educador: Magnanimidades e Ambiguidades. 2001. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/spp/a/LJSPdKxGMKnsDxSYMRWwQmg/?format=pdf&lang=pt

AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Delta, 1980. v. 5.

BRANDÃO, P. S. da S. A Pedagogia Social, uma antropologia da proximidade, hospitalidade e serviço. Cadernos de Pedagogia Social. Universidade Católica Portuguesa, 2007. Recuperado de http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/CadernosPedagogiaSocial/CPSocial01.pdf#page=107

CENEDESI. R. T. F. Proposta educativa de aprendizagem-serviço como atividade acadêmica de extensão no Curso Superior de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Ribeirão Preto - SP, Brasil. Brasil, 2020. Recuperado de: http://hdl.handle.net/10400.2/10798

CÉSAR, K. M. L. Vocação: Perspectivas Bíblicas e Teológicas. Viçosa: Ultimato, 2ª ed. 2002.

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre a Gestão, Liderança e Ética. 21th ed. São Paulo: Vozes; 2007.

DE ALMEIDA, João Ferreira, trad., Nova Almeida Atualizada, Edição Revista e Atualizada®, 3a edição. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

GOHEEN, M. W. & BARTHOLOMEW,C.G. Introdução à cosmovisão cristã -Vivendo na intersecção entre a visão bíblica e a contemporânea. São Paulo: Vida Nova, 2016. Recuperado de: https://doi.org/10.1177/073989130800500114

HULL, J. E. Aiming for Christian education, settling for Christians educating: the Christian’s school’s replication of the public school paradigm, Christian Scholar’s Review 32, n.2, p. 203-223, 2003.

JAMATI, V. I. Educação e Sociedade. Recuperado de: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224164140I8jYT5vr0Zz29IH8.pdf

MARSDEN, G. M. The outrageous idea of a Christian scolarchip. New York : Oxford University Press, 1998

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2015.

MILLER, D. Vocação - Escreva sua Assinatura no Universo. Curitiba: Instituto de Publicações Transforma e DNA Brasil, 2012.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

PETERSON, L. e BORIS, V. The Science Behind The Art Of Storytelling, Harvard Business Publishing Corporate Learning,2017. Recuperado de: https://www.harvardbusiness.org/thescience-behind-the-art-of-storytelling/

POSTMAN, N. The end of Education, Redefining the Value of School. New York: Vintage Books, a Division of Random House, inc.1996

RATCLIFF, D. Book Review: The Bible and the task of teaching. Christian Education Journal, 5(1), 190–195, 2008.

SENADO FEDERAL. Constituição da República Federativa do Brasil: Artigo 205. 1988. Recuperado de: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

-- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Título VI. Artigo 61, Inciso IV. 1996. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>

SUNG. J. M. Vocação como diálogo e a liberdade cristã. In: Nascimento, Analzira at Al . Todos Somos Vocacionados . Viçosa: Ultimato,2019. E-book.

Publicado

2022-06-30