O PRINCÍPIO IDEOLÓGICO MISSIONÁRIO NA ORIGEM DOS BATISTAS NO BRASIL

Autores

  • Milene Ribeiro Noenta de Lima Pós-graduanda em História do Cristianismo e do Pensamento Cristão pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT), e graduanda em Teologia pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT).
  • Carlos Cesar Peff Novaes Professor da Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT) na área de História da Igreja.

Palavras-chave:

História dos Batistas, Missão Batista, Batistas no Brasil

Resumo

O presente artigo tem como seu principal objetivo a apresentação da intenção missionária presente nos primeiros batistas que se estabelecem no Brasil, os colonos norte-americanos fixados em Santa Bárbara D´Oeste, em São Paulo, advindos dos desdobramentos da Guerra de Secessão sucedida nos E.U.A. Através de uma cautelosa análise e ampla pesquisa documental bibliográfica, esta tarefa visa remontar a história do início das investidas missionárias no país a partir de um resgate histórico religioso migratório dos batistas no Brasil, que vinculados aos princípios ideológicos batistas neo-testamentários e às suas raízes essencialmente evangelísticas, inauguram os esforços missionários em seu novo contexto vivencial enquanto emigrados em solo brasileiro.

Referências

AZEVEDO, Israel Belo de. A celebração do indivíduo: a formação do pensamento batista brasileiro. Piracicaba, Unimep; São Paulo, Exodus, 1996.

CRABTREE, A. R. História dos Batistas do Brasil: até o ano de 1906. Departamento de Estatística e História da Casa Publicadora Baptista do Rio de Janeiro, 1937.

MARTINS, Mário Ribeiro. Rio Largo: berço e túmulo de dois pioneiros batistas, O Jornal Batista, 9 de fevereiro de 1975, edição 6.

OLIVEIRA, Betty Antunes de. A propósito da organização da primeira igreja batista do Brasil. Revista Teológica do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Rio de Janeiro, no. 2, 1985.

OLIVEIRA, Betty Antunes de. Centelha em restolho seco: Uma contribuição para a história dos primórdios do trabalho batista no Brasil. 2º. ed. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 2005.

PEREIRA, José dos Reis. História dos Batistas do Brasil (1882-1982). 2º edição. Rio de Janeiro, Junta de Educação Religiosa e Publicações, 1985.

SOBRINHO, João Falcão. Um século depois. O Jornal Batista. Rio de Janeiro, 3 de outubro de 1971, edição 40.

Downloads

Publicado

12-11-2021

Edição

Seção

Artigos